Semana Nacional de Museus: 23ª edição tem programação especial em Curitiba
Entre os dias 12 e 18 de maio, acontece a 23ª Semana Nacional de Museus, uma programação especial em todo o Brasil — e Curitiba está cheia de atividades imperdíveis para o público infantil! O tema deste ano é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, e vários espaços da cidade vão oferecer oficinas criativas, visitas mediadas, contações de histórias e outras experiências pensadas para envolver as crianças e suas famílias no universo dos museus.
A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Nesta edição, a proposta é mostrar como os museus estão se transformando para acompanhar o mundo de hoje — e como as crianças e os jovens são parte essencial dessa mudança.
Confira a seguir a programação especial preparada pelos museus de Curitiba para o público infantil. Para verificar os modos de entrada, acesse este link.
Museu Egípcio e Rosacruz-Tutankhamon
17/5 (sáb) 9h30 às 12h / 14h30 às 17h – Feliz dia da Múmia 12! “Nos tempos de Tothmea” (oficina)
Oficina dedicada às crianças de 6 a 12 anos. As atividades realizadas farão os participantes vivenciarem aspectos do cotidiano de Tothmea (a egípcia cujo corpo mumificado está exposto no Museu Egípcio) no Egito, há cerca de 2700 anos.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
14/5 (qua) 15h às 16h – Mediação | Alex Flemming 70 Anos
Nesta mediação, conheça a exposição retrospectiva deste importante artista brasileiro, com o retrato como tema. A mediação é uma oportunidade para, a partir do diálogo, ampliar nossas percepções, experiências e relações com as exposições.
15/5 (qui) 10h30 às 11h30 – MON Primeiros Passos | Navegando nas nuvens de Miguel Bakun (ação educativa)
Do que são feitas as nuvens? Neste encontro, os bebês vão embarcar em uma jornada pela exposição de Miguel Bakun, explorando suas obras e desvendando novas histórias através de seus barcos. Ao final, participaremos de uma oficina de pintura sensorial.
Espaço Energia – Museu Copel
16/5 (sex) 9h às 11h/ 14h às 16h – Contação de História – Alice na Bolha de Sabão
Com os alunos no Programa Linhas do Conhecimento, vamos embarcar em uma jornada cheia de imaginação e encantamento com a história do livro “Alice na Bolha de Sabão”.
Memorial Paranista
13 a 18/5 (ter-dom) 10h às 18h – Exposição João Turin
Nos anos 1920, se intensificou entre alguns artistas e intelectuais paranaenses o firme propósito de criação e exaltação de elementos que identificassem o Paraná, movimento que ficou conhecido como Paranismo. Para a formação desta identidade, contribuíram Romário Martins, e seus temas enaltecendo a história e as lendas. Deram forma aos escritos de Martins, os artistas Zaco Paraná, Lange de Morretes, João Ghelfi e, sobretudo, o escultor João Turin que mergulhou na flora e fauna regional para dela subtrair os elementos de estilo paranaense.
16/5 (sex) 14h às 15h30 – Oficina sinestésica de desenho em azulejos (ação educativa)
A partir de estímulos sonoros, o público vai criar desenhos em azulejos, utilizando caneta permanente, investigando como a música influencia na criação artística. Depois da atividade, cada participante poderá levar seu azulejo imantado.
17/5 (sáb) 11h30 às 13h – Visita Guiada No Memorial Paranista
Você poderá conhecer o centro cultural descobrindo curiosidades por trás das obras de arte e dos elementos arquitetônicos e paisagísticos do Jardim de Esculturas. Você também vai conhecer como funciona uma fundição artística e aprenderá sobre as técnicas usadas para criar monumentos em bronze.
17/5 (sáb) 10h30 às 12h – Telefone Sem Fio Escultural (ação educativa)
Nesta atividade de criação lúdica, o público criará esculturas colaborativas a partir do telefone sem fio: cada participante começa sua escultura e, após um aviso sonoro, trocará a escultura com um colega, usando apenas a mímica para transmitir ao próximo sua intenção original.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC)
14/5 (qua) 10h às 12h – Oficina de Circuitos em Papel com Ana Lesnovski
Nesta atividade os participantes serão convidados a explorar a condutividade criando circuitos criativos com materiais do dia a dia. Desenhos condutivos e outros materiais provocam a percepção da eletricidade ao nosso redor. Ministrantes: – Prof. Dr. Ana Lesnovski – Karina Anjos – Maria Eduarda Fonseca.
15/5 (qui) 14h às 16h – Oficina “Arte Contemporânea Japonesa: Estética Basara – Excentricidade”
Esta oficina aborda a arte contemporânea japonesa, no recorte da estética Basara. Ministrada por Simonia Fukue, a proposta irá explorar 4 eixos temáticos: Origens históricas da estética Basara; Expressões visuais e performáticas na arte, moda e design; Artistas e designers que incorporam o Basara em suas criações; e Basara na cultura pop japonesa: do Kabuki ao street fashion.
até 18/5 (ter-dom) 10h 18h – Exposição “Guita Soifer – A Trama Intrincada do Tempo”
Exposição individual da artista Guita Soifer, com curadoria de Agnaldo Farias. A mostra reúne pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e instalações, explorando o tempo, a memória e as transformações da matéria. Com um número expressivo de obras produzidas ao longo de 45 anos de carreira, a artista hoje representa uma das mais relevantes vozes da arte contemporânea paranaense.
até 10/9 (ter-dom 10h às 18h – O Acervo do MAC pelo olhar de Fernando Velloso
A exposição reúne obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná selecionadas sob a curadoria do primeiro diretor do museu: Fernando Velloso. Gestor cultural e artista de relevância no Paraná, Velloso acumula mais de 75 anos de carreira, dos quais treze deles foram dedicados à direção do MAC Paraná. Dessa longa relação com a instituição surge a ideia da curadoria, que apresenta 46 obras marcantes em sua trajetória.
até 27/6 (ter-dom) 10h às 18h – Exposição “Somos Este Tipo de Gente”
Reúne obras de Adão, Francis Rodrigues, Hugo Mendes, Lígia Borba, Livia Fontana, Toni Graton, Glauco Menta e Vaguelis Silva. A mostra propõe um diálogo entre diferentes expressões artísticas, evidenciando a diversidade de perspectivas e poéticas presentes na produção contemporânea, com curadoria de Emerson Persona.
Caixa Cultural de Curitiba
15 a 18/5 (qui-dom) 20h às 21h – As cores da América Latina (teatro)
Espetáculo que combina dança e teatro e incorpora três manifestações latinoamericanas – a Fiesta de la Tirana, do Chile, a Huaconada, do Peru, e Cavalo-Marinho, do Brasil. As sessões ocorrem de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Ganhador do Prêmio Shell de Teatro, na categoria destaque nacional, o espetáculo amazonense da Panorando Cia. e Produtora aposta na visualidade e faz o uso de cores vibrantes, utilizando seis máscaras de “Fofão”, personagem do Carnaval Maranhense que completam a estética das personas no palco, apresentando a história do último Fofão como uma homenagem a algumas tradições.
até 8/6 (ter-dom) 10h às 20h – Matéria ao redor – de Ciça Tucunduva (Exposição)
A mostra reúne 11 obras produzidas a partir de 2023, refletindo as experimentações da artista com textura, cor, forma e espaço e explorando a reação entre pintura, natureza e o impacto da produção artística. Além do impacto visual, o trabalho de Ciça estabelece um diálogo com a economia circular, refletindo sobre a geração de resíduos na produção artística. Esse conceito se manifesta em obras como o tríptico Relíquias (2024), em que restos de paletas de tinta em resina se transformam em objetos ovalados, evocando desde mapas mundi até porta-joias de veludo vermelho.
até 29/6 (ter-dom) 10h às 20h – Nelson Leirner: Parque de Diversões (Exposição)
A mostra reúne mais de 70 obras de um dos artistas mais inventivos da arte contemporânea brasileira. Com curadoria de Agnaldo Farias, a exposição reúne mais de 70 obras criadas nos seus últimos 20 anos de vida. A mostra inédita no Sul do Brasil compreende esculturas, pinturas, tapeçarias, colagens, fotografias e objetos que representam seu processo transgressor, tanto como artista, quanto professor, tendo sido responsável por uma geração de artistas.
Museu da imagem e do som do Paraná
12/5 (seg) 18h às 19h – Video Cast: Futuro do Patrimônio digital
Segundo episódio do videocast preparado para semana de museus com a participação da Diretora Mirele Camargo, Unespar, UFPR e PUC
13/5 (ter) 14h às 16h – CineMIS – Infantil: Contação de Histórias de Desenhos Animados (Anos 60, 70 e 80)
Atividade infantil com contação de histórias baseadas em desenhos animados das décadas de 1960 a 1980. A proposta é promover reflexões sobre valores culturais, linguagem visual e expressão artística ao longo do tempo. A programação inclui visita guiada à exposição Sinestesia dos Objetos e exibição de desenhos clássicos, com enfoque lúdico e interativo para estimular o interesse de crianças e jovens pelo universo museal.
16/5 (sex) 15h às 16h30 – Oficina de Fotografia com Smartphone
17/5 (sáb) 15h às 17h – Visita Guiada pelas exposições do Museu da Imagem e do Som do Paraná
Museu da Arqueologia e Etnologia da UFPR
16/5 (sex) 16h às 17h – Visita Mediada na Reserva Técnica do MAE UFPR
Visita Mediada na Reserva Técnica do MAE UFPR, com foco no projeto de musealização compartilhado dos acervos do projeto Ygá-Mirî.
fonte: Governo Federal/Visite Museus
A programação e as informações descritas neste post estão sujeitas a alterações sem aviso prévio por parte da organização do espaço.
Fonte: Muralzinho de Ideias